30 abril 2011

BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO O QUE É?

BEATIFICAÇÃO - Com a Beatificação pelo papa, a pessoa santa passa a ser chamada de Beato ou Beata (o mesmo que Bem-aventurado). Com a Beatificação permite que se preste culto público a essa pessoa, em determinadas regiões.

A beatificação surgiu no século XV, e era um privilégio concedido pelo Papa em previsão da futura canonização, permitindo que já se começasse a prestar culto a algum Servo de Deus em determinada região antes que fosse declarado santo. Nesses casos, a causa já se encaminhava para o seu
fim, faltando apenas alguns dos vários milagres exigidos. No século XVII a beatificação acabou se tornando um passo obrigatório antes da canonização, e nesse sentido, muitas causas acabaram se encerrando com ela, já que os atores (da causa) não tinham mais interesse em prosseguir com os trabalhos necessários para a canonização. A beatificação passou a ser considerada uma fase completa, uma "mini-canonização", útil ao objetivo principal de poder prestar culto ao Servo de Deus na região onde ele era conhecido.Não obstante, a tendência da Igreja hoje é encarar a beatificação como um passo para a canonização, e não uma instituição completa em si. Por isso as causas são chamadas de "Causas de canonização", e não mais "Causas de beatificação" como acontecia até recentemente, antes da
reforma de 1983. Juridicamente falando, a beatificação não é sequer mencionada na legislação atual, o que faz com que ela, teoricamente, não seja mais um requisito indispensável à canonização.

CANONIZAÇÃO - É o ato pelo qual a Igreja Católica Apostólica Romana declara que uma pessoa morta é um santo, inscrevendo-a no cânon, ou lista, dos santos reconhecidos. O ato de canonização é exclusividade do Vaticano – ou seja, a coisa é decidida pelo mais alto escalão do clero e ratificada pelo próprio papa.

INTEGRAÇÃO - UM TRABALHO QUE MERECE DESTAQUE.

Além do Teatro aqui em nosso Bairro Novo, outras atividades importantes e voluntárias envolvendo nossos Jovens acontecem e muitas vezes ninguém fica sabendo;nosso Blog será o portador deste trabalho bonito que o Sr. Antonio Zacarias do Nascimento faz, interagindo e integrando os, estes jovens pertencem a diversas denominações religiosas, mas se unem num único objetivo o Futsal, com muita ordem respeito e disciplina.

Este Jornalista foi visitar neste sábado 30 de Abril de 2011, no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg a “Juventude do Bairro Novo” que joga Futsal, num total de quase 30 garotos, que tem entre 15 e 18 anos, tem como Técnico e Professor o Sr. Antonio Zacarias do Nascimento, que outrora já foi jogador profissional, mesmo com um problema sério de coluna e com um dos joelhos contendo várias pratina, não perde o pique de incentivar e comandar os garotos, seu sonho maior segundo ele é que algum técnico profissional visite os garotos num dia de treino e contratem alguns deles. Muitos já estão prontos para entrar para um time profissional afirma.
Sr. Antonio Zacarias, atua como voluntário neste trabalho de incentivador de esportes, sem receber um centavo por isso; e se entristeceu quando perguntei a ele, se algum órgão da prefeitura da esfera esportiva os visita para perguntar se precisam de algum apoio. É lamentável, mais não aparece ninguém, respondeu. “Não estou aqui para me lamentar e nem falar mal de ninguém... - porque gosto do que faço, é uma alegria enorme para mim, vendo eles treinarem e jogarem... - pelo menos estão praticando esportes.

Os locais de treinamento dos garotos são nos colégios do bairro. Ele pretende inscrever os meninos nas entidades de esportes profissionais, como: Paraná Clube, Atlético Paranaense e Curitiba Futebol Clube etc..., mas muitas vezes tem dificuldades em locomover-se, além dos gastos como vale transporte. Por incrível que se pareça, São José dos Pinhais nossa vizinha cidade, tem mais interesse em abrir as portas de seus ginásios de esportes para os garotos do que Curitiba, que até então desconhece a existência deste time de craques, que ainda nem nome têm, não estamos preocupados com nomes e rótulos, o que interessa é eles estarem aqui disse.
Sr. Antonio também está organizando um time feminino (infantil e juvenil) com meninas de 08 a 14 anos nas modalidades vôlei e futsal, uma vez que algumas meninas já jogam junto com os meninos. Ele diz que a Secretaria de Esportes e laser, até sabe do seu trabalho junto ao grupo, mas acha isso pouco, pois os que eles precisam são muitas coisas além disso:

Como: Jogos de camisas, tênis, chuteiras, meias, bolas, redes, transportes e alimentação para quando saem fora de casa, muitas vezes os atletas deixam de irem a um jogo por falta de condições do básico como um vale transporte por exemplo, ele acaba ficando muito triste com isso, por saber que muitos sonhos e talentos estão ali, “não se pode frustrar um jovem e um sonho diz”, e no seu grupo de atletas todos tem direito de jogar e treinar igual, embora um e outro se destacam sempre mais, isto é normal, mais as oportunidades são para todos que quiserem compartilhar deste grupo, sempre haverá uma vaga.


Sr. Antonio disse-me, que após esta mesma matéria ser veiculada no Jornal Amigos do Bairro, procurou a Secretaria de Esportes e laser e teve a seguinte resposta de um dos responsáveis: “Já que “São José dos Pinhais” está interessado no futebol dos Garotos, então que os ajudem”, além de alertá-lo que seu trabalho tão bonito e voluntário poderia lhe causar problema, pois se acontece alguns imprevistos com um dos garotos ele poderia ser responsabilizado por isso. É Lamentável, esta atitude de uma Secretaria (ou de um simples funcionário estrela, que tenha dito este absurdo).

Que deveria ajudar e assessorar no que fosse preciso, não impor regras, amedontrar e ainda desestimular este trabalho heróico do Sr. Antonio. Como Jornalista acompanhei o por várias vezes, fazendo matérias e cobrindo este belo trabalho, fui testemunha ocular de um caso que um garoto caiu da bicicleta vindo a ferir os lábios e o Sr. Antonio prontamente ligou para o SAMU, e imediatamente ligou também para os pais do menino.

Outra suposta observação que a Secretaria de Esportes e laser fez, foi que este Jornalista foi muito duro na matéria feita. Pois eles trabalham muito, em prol das comunidades. Nunca disse em minhas matérias inverdades e também nunca neguei a atuação desta Secretaria, tanto é, que neste mesmo Blog existe uma matéria que fiz, destacando os trabalhos da Secretaria de Esportes e Laser, por ocasião do aniversário de Curitiba, no ginásio de Esportes do Bairro Novo. Logicamente um trabalho muito grande que deu grande repercussão na mídia. Gostaria de lembrar também que a função do Jornalismo é mostrar o que acontece nas comunidades é nosso dever, tecer elogios e muitas vezes temos que fazer críticas bem fundamentadas e sem inverdades.

Quem quiser contribuir e ajudar o Grupo de Atletas e também ingressar ligue: 88460139.




29 abril 2011

FALANDO DA MENSAGEM.

10 mil pessoas receberam a mensagem de fé, proposta pelo Grupo de Teatro Arte e Vida. Talvez, por um pequeno momento só, mas valeu à pena, este era o objetivo levar a mensagem de Jesus às pessoas, pois muitas dessas vidas que ali estavam , não vão mais as igrejas durante todo o ano, por um ou outro motivo que não questionaremos aqui, em todas as religiões existem aquelas pessoas que se decepcionaram com alguns dirigentes e se afastam, não de Jesus Cristo, mas das igrejas que costumam freqüentar. Mas no dia do espetáculo da paixão dão uma passadinha por lá, para ver este jeito diferente e descontraído de evangelização; com certeza saem com seus corações mais suaves e sensibilizados e começam a inventariarem suas vidas, comparando com a vida de Jesus, por tudo que ele viveu, seu sofrimento, sua humilhação, sua rejeição etc.; tendo que pagar com a própria morte na cruz os pecados do homem, a mensagem teatral faz com que o espectador reflita sobre tudo, a encenação através do seu conteúdo oferece todas as possibilidades e formas pensáveis possíveis, que Jesus foi rejeitado pela sua própria nação (seus compatriotas) depois foi levado a um julgamento por fazer o bem, acusado de incitar seu povo que o proclamava como Rei, este reinado de Jesus era mal compreendido pelos sacerdotes que temiam, porque, Jesus juntava multidões consigo,para ouvir seus conselhos e ensinamentos, talvez até, por não entenderem e não acreditarem na nova aliança Dele com Deus pai , seguia as leis de Moisés. Depois de Jesus Julgado, foi condenado ao calvário inocentemente, pela arrogância e prepotência do poder dos homens, que temiam pela perda dos seus cargos e mandatos. Embora, Jesus falava que seu reino não pertencia a este Mundo. Muitos cristãos que ali estavam na festa teatral tiveram a oportunidade de refletirem e pensarem, que o mundo de hoje não é nada diferente do daquela época, as pessoas continuam iguais, tanto nas igrejas, como no trabalho e no dia a dia da nossa vida. Como na cena em que satanás fala a Jesus, você vai morrer em vão, foi isto que eles escolheram, viver em guerras brigando uns com os outros, trapaceando, enganando, tripudiando e fingindo amar seu igual irmão, colocando sua soberba acima de tudo, fazendo dos templos um covil de ladrões e mercenários, praticando o desamor, usando o seu nome santo para engordar seus bolsos e desprezar os irmãos humildes. Porque, se não estivermos dispostos a dar a Cezar o que é dele, não vamos conseguir adorá-lo, porque amaremos um e odiaremos o outro. Bem aventurado os humildes, porque os fartos e gananciosos terão o seu pago.

O MAIOR TEATRO AO AR LIVRE DO MUNDO.

Realizada no maior teatro ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, chegou à sua 44ª temporada. Entre os dias 15 e 23 de abril, a cidade-teatro de Fazenda Nova, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, recebeu pessoas de várias partes do mundo, como tem feito nos anos anteriores, para assistir à história dos últimos dias de Jesus Cristo na Terra. Nesta edição, o espetáculo inovou com recursos para pessoas com deficiência visual.



São 60 atores e 500 figurantes na construção da peça, que teve grandes atrações como a presença dos atores Thiago Lacerda, que aproveita para se despedir do papel no ano em que completa 33 anos, Vanessa Lóes, Sidney Sampaio e da cantora Fafá de Belém.

Sidney Sampaio, interpretou Pôncio Pilatos.







A Cantora Fafá de Belém, interpretou Maria mãe de Jesus.











Beatificação de João Paulo 2º desperta críticas e entusiasmo em Roma .

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Estará o papa João Paulo 2º ganhando uma auréola cedo demais? Enquanto o Vaticano se prepara para deixar o falecido pontífice um passo mais próximo da santidade no próximo domingo, o mundo católico é tomado pela febre da beatificação.








Roma está adornada com pôsteres do ex-papa em ônibus e postes de iluminação, e a cidade onde ele foi bispo durante 27 anos aguarda uma das maiores multidões desde seu funeral em 2005, quando milhões foram prestar seu tributo.

Pelo menos algumas centenas de milhares de pessoas são esperadas para a missa na Praça de São Pedro, onde seu sucessor, o papa Bento 16, pronunciará uma fórmula latina declarando um dos papas mais populares da história um "abençoado" da Igreja.

Fonte: noticias.bol.uol.com.br

27 abril 2011

MAIO MÊS DE MARIA E DE TODAS AS MÃES.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Roga por todas as famílias, santa Mãe de Jesus Cristo, para que comecem em sua casa a verdadeira fraternidade cristã! Roga pêlos filhos e pêlos pais, santa Mãe da Igreja, para que imitem os teus exemplos em Nazaré! Roga pelas mães abandonadas, pelas mães sofridas, roga pêlos filhos sem família, pêlos órfãos sem amor! Roga pêlos pais meeiros, explorados, doentes, desempregados, roga pêlos sem teto, sem pão, sem instrução, sem defesa! Roga pelas crianças que não podem nascer, roga pêlos pais que não podem criar seus filhos com decência! São tantas as ameaças contra a família... Mostra que es nossa Mãe: Pede a Jesus por todos nos! Ó, clemente, ó, piedosa, ó, doce Virgem Maria! Amém.

FOTOS DIVERSAS.

ESTAS FOTOS, SÃO DE ANTES E APÓS A ENCENAÇÃO, NOS CAMARINS E PÁTIO.
AS FOTOS OFICIAIS DA APRESENTAÇÃO, AINDA ESTAMOS NO AGUARDO.