28 agosto 2011

AS TOXINAS DO ÓDIO E DA INTOLERÊNCIA.

RELATANDO EXPERIÊNCIAS:

Recebi uma frase em minha página de recados que dizia que “Os fracos nunca perdoam, pois o perdão é uma virtude dos fortes”, fundamentado nestas linhas, resolvi relatar um fato, autenticando ainda mais esta frase muito sabiamente escrita, contando entre tantas experiências que tive relacionadas ao perdão, intolerância e o ódio. Pois bem: certa vez no hospital fui chamado para dar assistência a uma senhora que acabara de ter uma crise extrema de estresse e estava ao ponto de infartar-se deitada numa maca da minha enfermaria, com sua pressão arterial elevadíssima na iminência de ter seu coração exposto a uma fulminante parada do miocárdio. Ao aproximar se daquela senhora, percebi que seu corpo tremia e sua boca já estava travando quase sem respiração. Usamos o desfibrilador e a entubamos no Oxigênio. Assim, que foi medicada, sua pressão arterial começou a baixar-se então passou-me a relatar a seguinte situação: que queria que seu marido morresse da pior forma possível e que ela o odiava com todas as suas forças interiores e, que iria fazer de tudo para fazer da vida dele, um verdadeiro inferno. O motivo que levou Tânia, (Nome fictício) a se comportar desta forma, foi de tê-la presenciado seu esposo com outra mulher se acariciando. Tania dizia aquelas palavras na frente de seus três filhos, dois meninos e uma menina, numa idade de aproximadamente entre nove e doze anos. Tentei conversar com ela após se acalmar um pouco, após livrar-se daquela crise, com muito jeito, observando o seu comportamento errôneo na frente das crianças, mas a mesma disse-me que: jamais iria perdoá-lo pela sua atitude, sendo ela filha de um Coronel jamais foi ensinada a perdoar, fora educada para nunca errar na vida, por isso desconhecia o perdão, seu pai sempre autoritário transformou sua casa num quartel, sempre ditando regras tal qual fazia com seus comandados. Observou-me que pedir perdão e perdoar alguém é um ato de pura fraqueza. E após alguns anos vim a saber que Tania tinha entrado em óbito, e seus dois meninos estavam desencaminhados rumo ao uso contínuo de drogas, vivendo em más companhias.
Muitas vezes nós mesmo cavamos a nossa própria sepultura ou, direcionamos as nossas vidas ou de outrem, para um infinito abismo de escuridão, por sermos intolerantes e porque não dizer ignorantes, ao invés de “amarmos, odiamos”, sem medir as consequências de nossos atos e no reflexo que isso pode ocasionar futuramente, neste caso a síndrome do ódio infectou toda uma família. O sentimento de ódio produz toxinas nocivas que fazem mal aos nossos órgãos vitais, causando muitas vezes a morte. O ódio e a intolerância são responsáveis por causar tragédias. Se esta senhora soubesse o valor do perdão e da tolerância, talvez não tivesse antecipado a sua morte e seus filhos não teriam optado por drogar-se. O Poder do perdão é divino, a pessoa que conhece o perdão e se redime, vive sempre em paz, a paz traz alívio para o nosso espírito e conserva o nosso corpo físico longe destas toxinas nocivas que fazem mal também a nossa saúde; o perdão suaviza a dor da alma, transforma as amarguras em paz. As pessoas precisam aprender a perdoar e serem tolerantes umas com as outras, o ódio e a vingança traz consequências desastrosas em vários aspectos, muitas guerras e disputas no mundo, tiveram seus inícios na intolerância e no ódio, não que tenhamos que compactuar com situações erradas, mas existem formas mais suaves de se resolver. Por isso que esta sábia frase tem um grande fundamento: Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes.

1 comentários:

  1. Com certeza o maior beneficiado com o pedido de perdão é quem superou seu próprio orgulho e expôs seu coração àquele que lhe infligiu sofrimento.
    Dalvir

    ResponderExcluir