16 abril 2012

REGIONAL BAIRRO NOVO – CENÁRIO DE GRANDES ESPETÁCULOS.

Sugestões para melhoramentos na área cultural.
As Regionais são uma espécie de Sub Prefeituras instaladas em alguns bairros de Curitiba, para facilitar a vida dos moradores que não precisarão ir até o centro da cidade resolver algumas coisas básicas e corriqueiras; existem várias Secretarias como: COHAB, Sanepar, Planejamento, IPTU, Educação, Esporte e Lazer, Biblioteca, Urbanismo e Cultural. Etc.

No nosso caso aqui no Bairro Novo, além de facilitar a vida dos moradores do bairro a Regional também é palco dos grandes espetáculos de massa que acontece aqui com o apoio da própria Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, como o Auto de Natal e a Paixão de Cristo.
Tais eventos já se tornaram tradições, e o povo já incorporou nas suas agendas e opções de lazer e conta com estes espetáculos todos os anos e sentem orgulho destes acontecimentos culturais que acontecem próximo das suas casas, onde podem sair a 10 minutos de casa andando a pé com sua família, na certeza que vão assistir a um espetáculo de qualidade, pertinho do seu lar, onde vivem e criam suas famílias.

Na condição de membro do Conselho Municipal de Cultura (Suplente), quero registrar aqui uma sugestão, fundamentada em conversas de bastidores que surgiu que os espetáculos passariam a ser apresentados na “Praça do Semeador”. Isto é dificultar o acesso dos moradores, pois fica longe e contra mão. A não ser que a Prefeitura invista numa cidade cenográfica permanente, aos moldes de “Nova Jerusalém”. A Regional é um local perfeito que apesar de pouco espaço, mas ainda é o melhor lugar.


SUGESTÕES PARA MELHORAMENTOS

Uma vez que Curitiba transformou-se na cidade dos calçadões, trincheiras, e linha verde e agora talvez ganhem o metrô; quero deixar aqui registrada minha sugestão de melhoria para a Regional Bairro Novo, local dos grandes espetáculos que trás ao povo local, alegria, fé e entretenimento. Na Avenida Tijucas do Sul, que passa em frente a Regional, poderia se fazer trincheiras (Túnel) desviando os carros por baixo do solo, deixando a frente da Regional toda livre, fazendo um grande pátio (Tipo Praça), bem nivelado protegendo as torres de energia e desviando os tubos para as laterais mais adiante. Para que em dia de espetáculos as pessoas não fiquem subindo nas torres de energia e as crianças nos cangotes dos pais, a exemplo da pedreira Paulo Leminski, que é nivelada com caimento. Enfim, é só passar para um engenheiro projetista que ele fará um projeto genuinamente bacana, além de que, a própria arquitetura da Regional Bairro Novo, já favorece em muito na cenografia, para os espetáculos que ora são apresentados tenham mais originalidade.
O exemplo também do Palácio Avenida que mantém sua originalidade e se torna encantado em dias de espetáculos atraindo multidões. O povo do Grande Sítio Cercado um dos bairros mais populosos da Capital e Adjacências, irão agradecer em muito o Prefeito Heroico, que tomasse esta Cultural e benéfica atitude, além de trazer um enorme benefício para a população local, outro bem que faria é que acabaria o intenso fluxo de carros que oferecem perigos aos pedestres que procuram aquelas secretarias, ao atravessar as duas avenidas.




Centro Cultural do Bairro Novo, por enquanto o projeto só está no papel.

Por. Otávio Mariano.






















0 comentários:

Postar um comentário