15 junho 2011

COMO NASCERAM AS FESTAS JUNINAS.






As Festas juninas, antes conhecidas como joaninas, relativo a São João, foram trazidas ao Brasil, pelos portugueses e incorporadas à cultura brasileira, pelos índios e afro-brasileiros, logo na colonização do Brasil por volta de 1500

Pela história, era relacionada com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrado no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e que passou , na Idade Média, a ser uma festa cristã, relacionada a São João e conhecida como festa de São João.

Ela festeja, no Brasil, três importantes santos católicos, Santo Antonio, 13 de junho, São João, 24 de junho e São Pedro, 29 de junho. Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São Pedro no Seixal, São João, no Porto, em Braga e em Almada.

Crendices Populares: SIMPATIAS.



1- Sabedoria da bananeira

Na noite de São João, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) no tronco de uma bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca que nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a).

2-Papéis mágicos
Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).


0 comentários:

Postar um comentário