02 junho 2011

MUPE TEM A MISSÃO DE RESGATAR MEMÓRIAS.






Reunião Hoje: 02 de Junho de 2011, no auditório da Rua da Cidadania do Bairro Novo, às 19h30min horas.
Você sabe o que é MUPE?
(Museu de Periferia do Sítio Cercado)
Quando falamos em museus, logo pensamos numa casa antiga, com um guarda na porta e uma secretária solitária lá dentro, corredores enormes cheias de quadros e peças antigas, com um aviso “Não Toque nas Peças”, mas o MUPE é uma forma inovadora de se fazer museu, tem o intuito de resgatar histórias e causos do passado, de famílias antigas que vieram povoar o Bairro do Sítio Cercado, resgatando este acervo de modo diferente, valorizando e ouvindo a sua história com muita atenção e carinho e depois, sua história será postada no site, para que todos vejam, logicamente que o Grupo do Mupe, já está em fase de negociação para que se tenha uma sala própria para manter e guardar este acervo todo, onde se possam expor tudo isso aos olhos dos visitantes. Portanto, se você tem uma boa história para nos contar sobre o nosso bairro, nos chame que iremos ouvi-lo. Colabore com a nossa cultura local, com fotos e causos verdadeiros também os lendários.
O Conselho do MUPE foi constituído por 10 membros titulares e 10 membros suplentes representando as seguintes regiões do bairro: Vila Americana, Xapinhal, Osternack, Parigot de Souza/Coqueiros, Sambaqui/Novo Horizonte, Bairro Novo A, B e C, Campo Cerrado e Vila Rio Negro. A ideia do MUPE é resgatar a história do bairro através do relato das pessoas, dos moradores, fortalecendo a cultura local. Criado através de um processo de sensibilização para a criação do MUPE que começou em abril de 2009, aqui no Sítio Cercado o grupo faz suas reuniões periodicamente nas comunidades dentro desse pensamento e dividiram o Sítio Cercado em dez regiões através da história da ocupação urbana e das diferentes formas de acesso à moradia. O Sítio Cercado é um dos bairros que mais cresceu em Curitiba nos últimos 30 anos e foi o centro do maior movimento urbano por moradia ocorrido no Brasil. O bairro está sendo reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus como território de interesse histórico nacional através do programa “Pontos de Memória”, coordenado pelo departamento de Museologia Social do IBRAM.
Junto com o MUPE, também funciona o CONSEG (Conselho de Segurança Pública) que tem o compromisso ativamente soluções aos problemas de Segurança pública da sua comunidade. Tem como Presidente a Sra. Palmira de Oliveira que é moradora do bairro novo B e Co-Coordenador Marcelo Rocha.
Contato: conseg@sesp.pr.gov.br
Acesse o site: http://www.vanhoni.com.br/2010/05/formacao-do-conselho-gestor-do-museu-de-periferia-do-sitio-cercado-mupe-%E2%80%93-curitibapr/
Por. Otávio Mariano.






















0 comentários:

Postar um comentário