27 junho 2011

SAÚDE - HERPES LABIAL MUITO COMUM NESTA ÉPOCA DE INVERNO.




- Chamamos de doença oportunista, principalmente nesta época de muito frio, onde a baixa imunidade de nosso corpo está em baixa, ela geralmente se associa ao estado gripal e febril.
O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.
As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. (Herpes Labial, Genital e Zoster)
Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:
•inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões.
•a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada.
•as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença.
•a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização.
•a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.
A TRANSMISSÃO
A forma inicial de transmissão é através de relação sexual com pessoa que esteja com herpes genital em atividade. As manifestações são mais graves na primeira infecção e aparecem poucos dias após o contato sexual. Inicialmente costumam ocorrer também, febre e aumento de gânglios. Agravam-se por volta do terceiro dia, formando-se bolhas que se transformam-se em úlceras muito dolorosas.

A doença aguda pode durar de 2 a 4 semanas. Após esta primeira infecção, o herpes pode reaparecer nos órgãos genitais.
CUIDADOS

Ao suspeitar de herpes genital, na presença de lesões, não tenha contato sexual. Caso ocorra, use sempre preservativo. Procure imediatamente o Médico.

0 comentários:

Postar um comentário