
Além do Teatro aqui em nosso Bairro Novo, outras atividades importantes e voluntárias envolvendo nossos Jovens acontecem e muitas vezes ninguém fica sabendo;nosso Blog será o portador deste trabalho bonito que o Sr. Antonio Zacarias do Nascimento faz, interagindo e integrando os, estes jovens pertencem a diversas denominações religiosas, mas se unem num único objetivo o Futsal, com muita ordem respeito e disciplina.

Este Jornalista foi visitar neste sábado 30 de Abril de 2011, no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg a “Juventude do Bairro Novo” que joga Futsal, num total de quase 30 garotos, que tem entre 15 e 18 anos, tem como Técnico e Professor o Sr. Antonio Zacarias do Nascimento, que outrora já foi jogador profissional, mesmo com um problema sério de coluna e com um dos joelhos contendo várias pratina, não perde o pique de incentivar e comandar os garotos, seu sonho maior segundo ele é que algum técnico profissional visite os garotos num dia de treino e contratem alguns deles. Muitos já estão prontos para entrar para um time profissional afirma. Sr. Antonio Zacarias, atua como voluntário neste trabalho de incentivador de esportes, sem receber um centavo por isso; e se entristeceu quando perguntei a ele, se algum órgão da prefeitura da esfera esportiva os visita para perguntar se precisam de algum apoio. É lamentável, mais não aparece ninguém, respondeu. “Não estou aqui para me lamentar e nem falar mal de ninguém... - porque gosto do que faço, é uma alegria enorme para mim, vendo eles treinarem e jogarem... - pelo menos estão praticando esportes.

Os locais de treinamento dos garotos são nos colégios do bairro. Ele pretende inscrever os meninos nas entidades de esportes profissionais, como: Paraná Clube, Atlético Paranaense e Curitiba Futebol Clube etc..., mas muitas vezes tem dificuldades em locomover-se, além dos gastos como vale transporte. Por incrível que se pareça, São José dos Pinhais nossa vizinha cidade, tem mais interesse em abrir as portas de seus ginásios de esportes para os garotos do que Curitiba, que até então desconhece a existência deste time de craques, que ainda nem nome têm, não estamos preocupados com nomes e rótulos, o que interessa é eles estarem aqui disse.
Sr. Antonio também está organizando um time feminino (infantil e juvenil) com meninas de 08 a 14 anos nas modalidades vôlei e futsal, uma vez que algumas meninas já jogam junto com os meninos. Ele diz que a Secretaria de Esportes e laser, até sabe do seu trabalho junto ao grupo, mas acha isso pouco, pois os que eles precisam são muitas coisas além disso:

Como: Jogos de camisas, tênis, chuteiras, meias, bolas, redes, transportes e alimentação para quando saem fora de casa, muitas vezes os atletas deixam de irem a um jogo por falta de condições do básico como um vale transporte por exemplo, ele acaba ficando muito triste com isso, por saber que muitos sonhos e talentos estão ali, “não se pode frustrar um jovem e um sonho diz”, e no seu grupo de atletas todos tem direito de jogar e treinar igual, embora um e outro se destacam sempre mais, isto é normal, mais as oportunidades são para todos que quiserem compartilhar deste grupo, sempre haverá uma vaga.

Sr. Antonio disse-me, que após esta mesma matéria ser veiculada no Jornal Amigos do Bairro, procurou a Secretaria de Esportes e laser e teve a seguinte resposta de um dos responsáveis: “Já que “São José dos Pinhais” está interessado no futebol dos Garotos, então que os ajudem”, além de alertá-lo que seu trabalho tão bonito e voluntário poderia lhe causar problema, pois se acontece alguns imprevistos com um dos garotos ele poderia ser responsabilizado por isso. É Lamentável, esta atitude de uma Secretaria (ou de um simples funcionário estrela, que tenha dito este absurdo).

Que deveria ajudar e assessorar no que fosse preciso, não impor regras, amedontrar e ainda desestimular este trabalho heróico do Sr. Antonio. Como Jornalista acompanhei o por várias vezes, fazendo matérias e cobrindo este belo trabalho, fui testemunha ocular de um caso que um garoto caiu da bicicleta vindo a ferir os lábios e o Sr. Antonio prontamente ligou para o SAMU, e imediatamente ligou também para os pais do menino.

Outra suposta observação que a Secretaria de Esportes e laser fez, foi que este Jornalista foi muito duro na matéria feita. Pois eles trabalham muito, em prol das comunidades. Nunca disse em minhas matérias inverdades e também nunca neguei a atuação desta Secretaria, tanto é, que neste mesmo Blog existe uma matéria que fiz, destacando os trabalhos da Secretaria de Esportes e Laser, por ocasião do aniversário de Curitiba, no ginásio de Esportes do Bairro Novo. Logicamente um trabalho muito grande que deu grande repercussão na mídia. Gostaria de lembrar também que a função do Jornalismo é mostrar o que acontece nas comunidades é nosso dever, tecer elogios e muitas vezes temos que fazer críticas bem fundamentadas e sem inverdades.
Quem quiser contribuir e ajudar o Grupo de Atletas e também ingressar ligue: 88460139.
0 comentários:
Postar um comentário