02 abril 2011

CULTURA E TRADIÇÃO RELIGIOSA.

A medida que o mundo evolui e a igreja vai se modernizando, as tradições lendas e crendices do sertão vão desaparecendo como por exemplo, as "simpatias", procedimentos ou práticas que podem surtir efeitos extraordinários. Há quem ache que pode conquistar o coração de outra pessoa colocando o seu nome num pires com açúcar e acendendo uma vela. Também se pode colocar uma vassoura atrás da porta de casa quando um visitante indesejado vai embora, de modo que ele nunca mais volte. O Sertanejo tem simpatias quase para tudo, pois naquelas épocas eram raros os médicos, então existiam as benzedeiras, as rezadeiras e as parteiras. Que davam ótimos resultados. A Cultura religiosa também era muita difundida, os Santos Padroeiros eram homenageados com grande fervor nas comunidades sertanejas, com suas danças típicas e tradições passadas de gerações em gerações, por exemplo, o catira com a moda de viola, a folia de Reis; as festas de São João e Santo Antonio eram erguidas os seus mastros com suas bandeirolas, as fogueiras eram acesas e depois se passavam sobre o braseiro descalço sem que queimasse a sola do pé.


E o Camponês acredita que os Santos estão presentes. Quando o tempo está sem chuva, eles colocam água na cruz para que chova; e quando o tempo não para mais de chover colocam ovos, em cima dos palanques das porteiras oferecendo a Santa Clara, para parar de chover. Alguns têm sempre a imagem de São Benedito na cozinha, e oferecem café ao Santo que é para nunca faltar alimentos para a família. É muito comum, entrar cisco nos olhos do Camponês, então eles rezam à Santa Luzia, e o cisco sai; quando se perde um objeto rezam para santo Antonio, este é o Santo mais idolatrado por eles, principalmente as mocinhas que querem se casar, e por aí se vai suas histórias.



Todas essas tradições, tanto lendárias como religiosas, parece estar com seus dias contados; o sertanejo foi obrigado a deixar o seu sertão migrando-se para as cidades na ilusão de uma vida melhor, muitos hoje são favelados e moram em periferias na maior pobreza e miséria. Podemos dizer que o Brasil é um país sem memória, não valoriza a sua cultura e sua gente simples, não existem projetos culturais para incentivar os camponeses, ou seja, fixar o homem do campo no campo, valorizar suas comunidades culturais, buscar aprimoramentos dessas culturas, o Governo prefere falar em Cultura a fazer, e lamentável que estamos perdendo nossa identidade cultural, nossos jovens não terão o que contar para seus descendentes, os sertanejos estão desaparecendo a cada dia:


E os pseudos religiosos, confundem tradição e cultura com idolatria e coisas do demônio, realmente não sei o que eles também são, um tipo indefinido de seres: um povo que não fazem nada para o bem da cultura, a não ser ir contra tudo e todos. Por outro lado alguns Padres religiosos, por ordem superiores, também desestimulam a cultura religiosa, abolindo as imagens das igrejas e frustrando a fé dos fiéis, desprezando os Santos de Deus e do povo. Salvo uma ou outra igreja que ainda mantém timidamente estes costumes, como que se tivessem vergonha dos opositores ignorantes que querem engordar os seus rebanhos com lorotas e sermões infundados e repressivos daquilo que não entendem. (Cultura e Tradição).

Trecho do Livro "O Camponês de; Otávio Mariano)

3 comentários: