24 março 2011

SERÁ QUE EU TENHO DEPRESSÃO?

Depressão é uma doença?

Os sintomas e diferenças entre depressão e outros estados emocionais.

É uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

A Depressão, portanto é uma doença afetiva ou do humor, não sendo apenas sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.

As pessoas com doença depressiva (estima-se que 17% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida) não podendo simplesmente melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos, podendo resultar numa inibição global da pessoa, afetando a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física.

Sintomas

A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada, não encontrando sentido para a vida. Apesar de ter consciência das coisas boas de sua vida, saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimida.
Existem muitas maneiras de expressar um estado de depressão, e cada pessoa terá um tipo de comportamento, por exemplo: há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todos, outras sentem dor de estômago e alguns têm até aumento da pressão arterial.

Tratamento

O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão, Atualmente os medicamentos para depressão são muito eficientes, específicos e cada vez com menos efeitos colaterais. Os antidepressivos NÃO são calmantes. São substâncias específicas para a correção do humor ou do afecto.
Se o paciente é deprimido, o tempo de tratamento pode ser mais longo e, inversamente, se o paciente está deprimido, passa apenas por uma fase de Depressão, podemos pensar num tratamento mais breve.

É importante não confundir o sentimento de tristeza com depressão. Se a pessoa está triste e consegue lidar com esse sentimento, então ela não está em nível de depressão, afinal a tristeza é uma conseqüência de factos da vida, por exemplo: perca de emprego. E quando a pessoa não consegue lidar com os seus sentimentos e perde a vontade de fazer o que gosta, não conseguindo ver o lado positivo na situação, o melhor conselho é procurar um profissional para o melhor diagnóstico www..portais.ws

0 comentários:

Postar um comentário