30 março 2011

GRUPO DE TEATRO ARTE E VIDA - GANHA O PRÊMIO "CIDADE DE CURITIBA".

Por ocasião das comemorações dos 318 anos da cidade de Curitiba, a Câmara Municipal, comemorou ontem 29 de Março de 2011, incluindo na sua pauta o reconhecimento das personalidades que mais se destacaram durante o ano de 2010: Artista, Poetas, Escritores, Artistas Plásticos, Radialistas, Jornalistas etc; entre eles estava o Grupo de Teatro Arte e Vida, do Bairro Novo (Sítio Cercado) que teve seu reconhecimento pelos relevantes serviços culturais prestados as comunidades da região por doze anos, o Vereador Jair Cezar, abriu a sessão, contando um pouco da história do nascimento da cidade pelos seus pioneiros como Mateus Leme e a escolha da nossa Padroeira: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, falando também da importância do papel da Câmara Municipal, diante da Prefeitura e o Estado, uma vez que os vereadores representam o povo nos seus anseios em primeira instância, como Porta Voz.

GRUPO DE TEATRO ARTE E VIDA.

- O Grupo de Teatro Arte e Vida, hoje é uma fonte cultural importantíssima diante da comunidade local que mobiliza centenas de pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos, que sentem prazer em participar dos ensaios e encenação, que no dia da sua apresentação consegue reunir mais de oito mil pessoas, num belíssimo espetáculo cristão que tem o único objetivo evangelizarem e levar Jesus Cristo até as pessoas.

A encenação do teatro da Paixão de Cristo no Bairro Novo realizada pelo Grupo de Teatro Arte e Vida teve seu início há 12 anos a partir da iniciativa de jovens atuantes na Pastoral da Juventude da Paróquia Profeta Elias, que percebiam a necessidade de transpor o teatro além das paredes das igrejas, levando a mensagem da vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo para locais públicos. No 1º e no 2º ano do evento as apresentações foram realizadas numa praça do bairro, conhecida como Praça das Tendas.

Percebia-se a necessidade da ampliação deste trabalho, desafio que foi lançado pela Paróquia representada pelos freis Carmelitas que sentiam a necessidade de mobilizar a comunidade e envolver a todos no lindo espetáculo. O desafio foi aceito e juntando forças com alguns integrantes da peça que já conheciam a vivência do teatro, a apresentação do evento foi migrada para a Rua da Cidadania do Bairro Novo que desde 2002 é o local oficial da apresentação, oferecendo além de um amplo espaço para o público que assiste à peça um realce à beleza do cenário proporcionado pela sua fachada.

A realização do evento ocorre com o apoio da comunidade do bairro e com recursos financeiros provenientes de incentivos públicos municipais e patrocinadores, que proporcionam um aperfeiçoamento da estrutura da peça ao longo destes 12 anos de apresentação, envolvendo aproximadamente 300 pessoas entre elenco e equipes de direção e com um público superior a 8 mil pessoas que durante as 2 horas do evento se emocionam com a história encenada pelos próprios moradores da região.

A peça que virou tradição na Regional do Bairro Novo tem por objetivo a evangelização através da arte, resgatando a religiosidade e despertando nas pessoas de todas as idades o prazer pelo teatro.

MARCOS ANTONIO VIEIRA - FALA SOBRE O PRÊMIO:
- Quero oferecer e dividir este prêmio que não é meu, mas de todo o Grupo de Teatro Arte e Vida; porque é graças a toda nossa equipe: povo, cenário, ensaio, figurino, secretaria e auxiliares de todos os setores; que voluntariamente se dedicaram desde a criação do Grupo a onze anos atrás, nesta missão tão árdua e exemplar, se doando e muitas vezes anulando se de seus afazeres, deixando suas famílias e seus compromissos pessoais, para dedicarem aos ensaios que duram entre 3 a 4 meses e a própria apresentação, para que tenhamos cada vez mais um espetáculo de qualidade e tão importante nesta missão de evangelizar, além de levar o entretenimento para o Bairro Novo e adjacências, ficamos felizes pelo reconhecimento e a conquista deste prêmio que é de todos.


Vereador Jair Cezar, abriu a sessão, contando um pouco da história do nascimento da cidade pelos seus pioneiros como Mateus Leme e a escolha da nossa Padroeira: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, falando também da importância do papel da Câmara Municipal, diante da Prefeitura e o Estado, uma vez que os vereadores representam o povo nos seus anseios em primeira instância, como Porta Voz.

Vereador João Cláudio Derosso, Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, abriu a Sessão Solene, com o cântico do Hino Nacional Brasileiro.






Parte da Equipe, entre os ilustres convidados esperam pela premiação.







Vereador Pedro Paulo, foi convidado a fazer a entrega do Prêmio "Cidade de Curitiba" ao Ator. Marcos Antonio Vieira, que representava o Grupo Arte e Vida,na solenidade.

O prêmio Cidade de Curitiba é entregue, pela Câmara Municipal de Curitiba, a personalidades de destaque durante as comemorações do aniversário da capital paranaense, dia 29 de março. Um reconhecimento ao trabalho de quem dignifica e promove a cidade e os curitibanos.

0 comentários:

Postar um comentário