
Os problemas financeiros levam cada vez mais brasileiros a pedir ajuda aos padroeiros das causas difíceis.
Ele era um guerreiro de elite do Império Romano. Comandava a XII Legião, uma tropa estratégica cuja missão era defender a província da Armênia das constantes invasões asiáticas. Fazia parte da categoria de soldados expeditus, assim conhecidos por usar armas leves e não levar bagagens para locomover-se com rapidez. Talvez por isso o comandante tenha passado para a História com o nome de Expedito. Era o fim do século 3, sob o império de Diocleciano, um perseguidor de cristãos. Mas Expedito e sua tropa seguiam a doutrina de Jesus Cristo, e por isso ele teve selada sua sentença de morte. Foi flagelado até a última gota de sangue e, em seguida, degolado.

Reza a lenda que, no momento de sua conversão ao cristianismo, apareceu um corvo que crocitou a palavra "crás" (cras, em latim, significa amanhã). O soldado esmagou o pássaro esbravejando: "Hodie" (hoje). O recado dessa imagem: não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Esse é o lema de Santo Expedito, o santo da hora. Descoberto há poucos anos pelos brasileiros, ele só não está entre os mais tradicionais do país porque não foi trazido pelos primeiros religiosos que aportaram aqui.

Expedito é padroeiro de poucas paróquias (em São Paulo, por exemplo, existe apenas uma capela militar a acolher seus devotos). Mas a religiosidade popular o transformou num ícone graças a sua fama de solucionar problemas com presteza. Como se esmagasse um corvo por dia.
- Logicamente, que não devemos recorrer aos Santos de Deus, para pedir ajuda financeira e, sim para respeitá-los e adorá-los, pelas suas histórias de vida. Existem inúmeros exemplos; outro caso é, o de Santo Antonio de Pádua, onde se pedem casamentos e achar objetos perdidos.Mas toda atitude de fé é válida para Deus, e eles são nossos intercessores.
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”Jo 14: 13- 14.
Jesus
0 comentários:
Postar um comentário