15 maio 2011

CIDADE DE DOUTOR ULYSSES FORMA CIDADÃOS ATRAVÉS DA ARTE.

Por ocasião do Show da Dupla Jason e Anderson, naquela cidade, que fica a mais ou menos 170 Km de Curitiba, neste Sábado dia 14/05/2011, tive a oportunidade de conhecer o “Projeto Cidadão” daquela comarca, que tem como um dos coordenadores “Luciano Cordeiro” que é teatrólogo, e está desde 2007 à frente. Com muita simpatia e desprendimento, abriu as portas dos setores de música, pintura e teatro, levando-me até a sala dos figurinos, bem montados e diversificados, conseguido com muita dificuldade e doações.


Luciano Oliveira, falou-me brevemente do seu trabalho que faz, com aquela comunidade carente e sofrida. Ao mostrar-me o álbum de fotos dos seus alunos emocionado me disse: que cada adolescente ali tem sua história de maus tratos, tanto pela vida como pela sociedade e familiares, mas seu empenho é muito grande para fazer crescer neles a alta estima através do: teatro, música, pintura e esporte, socializando-os, mostrando para cada um, uma luz no final do túnel, devolvendo à eles o prazer pela vida, o respeito e,



os valores humanos que outrora lhe foram roubados; a arte no seu sentido mais amplo tem este objetivo, a integração ao meio social onde vive, que se faz crescer através desta alta estima dos valores humanamente falando, oferecendo a eles novos horizontes, oportunidades e o gosto pela vida. Faço isso com muito prazer e alegria. Usando do dom que Deus me deu, finalizou .Parabéns Luciano pelo belíssimo trabalho que você e sua equipe realizam nesta comunidade carente. Nosso Blog spot, está solidário com você.



Segundo historiadores a pequena Cidade de Doutor Ulysses foi fundada através de atitudes preconceituosas entre Negros e Brancos, possui uma população de 5956 habitantes.

É um município que possui em sua conformação natural alguns saltos e corredeiras o que lhe dá alto potencial hidrelétrico possuindo também 14 fontes de águas minerais alcalinas, sendo algumas delas utilizadas no abastecimento de água da cidade. Está localizado a sudeste do Estado do Paraná e faz parte da Região Metropolitana de Curitiba. Desmembrado de Cerro Azul e elevado a categoria de Município em 20 de novembro de 1990 através da Lei Estadual nº 9.443, possuía inicialmente a denominação de Vila Branca. Em 07 de dezembro de 1992, mudou sua denominação para Doutor Ulysses, sendo instalado com o novo nome em 01 de janeiro de 1993.


O nome da cidade é homenagem ao deputado federal pelo estado de São Paulo, Dr. Ulysses Guimarães, político que se notabilizou pelos discursos inflamados, especialmente contra o governo militar, instituído a partir de 1964.

Para chegar até a cidade de Doutor Ulisses, depois de Cerro Azul a estrada ainda continua provinciana, num trecho de aproximadamente 50 kilometros, o acesso é muito difícil, cheio de buracos e de chão batido, a qual denomina -se de pavimentação natural e tem o nome de Rodovia Estadual 092, fazendo com que aqueles moradores da região sofram com isso além da poeira e a demora em percorrer o trecho, que causam danos aos veículos. Dificultando o acesso, prejudicando toda a região no seu desenvolvimento, através do turismo rural, devido a esta evitável dificuldade de acesso das pessoas, que muitas vezes deixam de ir conhecer aquele vale magnífico e exuberante, que poderíamos chamar de Vale do Paraíba paranaense, senão até mais bonito do que lá.

Enquanto projetos magníficos e louváveis como este que existe em Doutor Ulysses, sofre para ter apoio dos governantes e autoridades culturais. Artistas famosos e milionários como Maria Bethania por exemplo, se consegue com maior facilidade incentivos e apoio do governo federal, “para se fazer um Blog”, por exemplo, cujo valor custaria 1.300 (Um milhão e trezentos mil), aos cofres públicos através da beneficente lei Rouanet e outras leis de incentivos fiscais. Este é o pais das injustiças e, porque não se dizer anti-social, no que diz respeito aos verdadeiros brasileiros carentes que vivem nas pequenas cidades a juntar as migalhas que cai das mesas dos ricos, e se não fosse os grandes heróis que se propõem a dedicar o seu tempo com muito amor, pensando no seu próximo e no futuro de uma juventude desmotivada, muitas vezes pagando despesas do seu próprio bolso, enquanto que o dinheiro destinado a cultura neste país sai pelo ralo, e ninguém toma providência. Está na hora de acabar com estas leis de incentivos para quem apenas se beneficiam delas em seu próprio favor.



Projeto Cidadão, em Doutor Ulysses, coordenado por Luciano Oliveira







Alunos e Atores.










Paixão de Cristo.










De forma simples, mas, com um valor incálculável, a arte Desperta nos Adolescentes e Jovens a alta estima e o prazer pela vida.







Trabalho digno e de grande monta, nossos aplausos.


















A simplicidade que forma excelentes CIDADÃOS.

0 comentários:

Postar um comentário